Lendário Bud Grant propôe mudanças revolucionárias nos times especiais

Bud Grant esteve na NFL durante boa parte da sua vida, seja como técnico do Minnesota Vikings por 18 anos (1967-1983, 1985), inclusive chegando a 4 Super Bowls, ou como consultor da equipe, função que exerce até hoje mesmo com 88 anos de idade.

Durante sua carreira, Grant percebeu quando certas mudanças poderiam ser feitas para melhorar o jogo de alguma forma. Recentemente, o ex-técnico dedicou uma atenção especial para duas jogadas dos times especiais que poderiam ser adaptadas no livro de regras para trazerem mais emoção.

Sua primeira alteração seria a eliminação do “fair catch” nos punts:
Se você está assistindo um jogo de Futebol Americano, o Fair Catch é um nada, não tem uma jogada, é um nada. Todos os times tem jogadores para sentarem e receberem a bola, às vezes acabam soltando mas é raro. Pagam o punter para chutar a bola a 45 jardas, pagam o jogador para receber a bola, nada acontece e vamos para os comerciais. No Canadá o fair catch não existe, você recebe a bola e tem 5 jardas livres onde ninguém pode estar quando você faz a recepção, já é um pequeno começo. Você ficaria surpreso com o quanto que essa mudança ajudaria, além disso é uma jogada que as pessoas gostam.”

Grant jogou na CFL pelo Winnipeg Blue Bombers e ainda foi o técnico da equipe, chegando a 4 títulos nacionais, antes de se tornar técnico na NFL. Toda essa experiência no Canadá acabou dando a Grant uma visão única do esporte.

Já a segunda mudança proposta envolvia os kickoffs:
O que são os kickoffs agora? Dois comerciais. Se chutarem 200 vezes teremos provavelmente 5 retornos. Acho que poderiam mover o chute para trás ou obrigar o retorno por regra. Mude o começo do drive para a linha de 10 jardas ao invés da de 20 em caso de Touchback, assim teriam um incentivo para pegar a bola e tentar mover mais que 10 jardas no campo de defesa. Também poderiam fazer com que chutar a bola além da end zona vire uma falta.”

A mudança nos kickoffs não é tão plausível quanto a proposta para os punts, especialmente considerando a preocupação com a segurança dos jogadores, mas ainda sim é um bom tema para discussão.

Posts Relacionados